Somos uma comunidade online de pessoas que falam português ou espanhol, que estão interessadas em aprender e praticar o Dharma, segundo os ensinamentos do Budismo da Terra Pura. Nosso nome Jinen-kô, faz referência ao desejo de nos converter em um espaço (kô) para o aprendizado do Dharma da naturalidade (jinen).
A tradição Jodo Shinshu se baseia nos escritos de Shiran Shonin (1173-1263), um monge budista japonês que redefiniu o budismo o tornando mais acessível e fácil para as pessoas comuns. Essa é uma forma de budismo que pode ser praticada durante nossa vida diária, sem necessidade de nos retirarmos do mundo, do trabalho ou da família, e que não requer práticas difíceis nem ascéticas.
Rennyo Shoin (1415-1499), um dos sucessores mais relevantes de Shinran Shonin, escreveu sobre a importância de escutar o Dharma com uma atitude especial: 1- como se o escutássemos pela primeira vez, 2- como se sua mensagem estivesse sendo dirigida exclusivamente para nós e 3- como se essa fosse a última oportunidade que temos para escutar sobre o Budismo.
Em sua visão do Dharma, Shinran Shonin disse que todos e todas somos companheiros de viagem ou de prática, na direção do despertar. É por isso que nossas reuniões fluem de um modo interativo, participativo e horizontal. Não há necessidade de ter experiência nem conhecimentos prévios para participar em nossas atividades e todas as preguntas são bem-vindas.
A comunidade Jôdo Shinshû é sensível aos perigos da intolerância dirigida contra qualquer grupo ou coletividade. Em particular, há dois pontos que explicam a atitude da Jôdo Shinshû em relação à comunidade LGTBIQ: (1) não há regras ou mensagens homofóbicas dentro da doutrina e das escrituras da Jôdo Shinshû; (2) os membros da comunidade Jôdo Shinshû, sejam monges ou leigos, têm consciência de que o Buda sempre age com plena sabedoria e compaixão. Portanto, seu abraço abrange todos os seres sem discriminação de idade, educação, orientação sexual, gênero... Essa atitude possibilitou que, na década de 1970, casamentos entre pessoas do mesmo sexo começassem a ser realizados em resposta a pedidos de membros da Jôdo Shinshû ou mesmo de vizinhos dos próprios templos. Essa inovação foi se consolidando ao longo dos anos e enriqueceu a vida comunitária de muitos grupos da Jôdo Shinshû em todo o mundo.
Somos um grupo de pessoas de diferentes partes do mundo (Europa, Brasil e América Hispânica) que praticamos o Budismo Jōdo Shinshu e que constituimos, dentro da escola budista Jōdo Shinshu Hongwanji-Ha, a Sangha Luso-Hispânica Jinen-Kô, cujo nome quer dizer Grupo de Estudo da Naturalidade.
Nosso monge é o Reverendo Enrique Galván-Álvarez, cujo Homyō (nome de Dhama) é Shaku Kekai. Ele é oriundo das Ilhas Canárias e reside no Reino Unido. Recebeu a ordenação como monge em 2019 no Nishi Hongwanji (um dos nomes que recebe a nossa escola budista), depois de anos de formação, tendo se iniciado no budismo no ano de 2003.
Nossa sangha pertence à escola Jōdo Shinshū Hongwanji-Ha -Ordem do templo do voto original da escola da verdadeira essência da terra pura-, que tem sede em Kyoto (Japão) e existe há mais de 800 anos na Ásia, Europa e América.
Nos reunimos virtualmente pelo menos uma vez por mês para recitar os ensinamentos budistas, compartilhar e aprender juntos sobre os mesmos, focando nos diferentes temas que vamos selecionando para aprofundá-los.
Todas as pessoas estão convidadas a participar de nosso grupo. Basta colocar-se em contato com os telefones disponíveis na página web.
Copyright © 2024 Jinen-kō - Todos los derechos reservados.
Usamos cookies para analizar el tráfico del sitio web y optimizar tu experiencia en el sitio. Al aceptar nuestro uso de cookies, tus datos se agruparán con los datos de todos los demás usuarios.